VISITE MEUS OUTROS BLOGS

Amigas, para facilitar a vida de vocês vou sugerir alguns truques e dicas. São dicas variadas, tanto na área da saúde como também na área culinária. Dicas que vão tornar prático o dia-a-dia de todas, e tornar a arte de cozinhar uma tarefa fácil e bastante prazerosa.Fazer economia na cozinha, sem perder em valor nutritivo, sabor e beleza na apresentação dos pratos, é o maior sonho de toda dona-de-casa. Pode parecer difícil, mas conseguir isso não é nenhum milagre.Basta usar a imaginação e,principalmente, carinho(o mais importante dos ingredientes).

segunda-feira, 26 de abril de 2010

CUIDE DE SUA SAÚDE ATRAVÉS DAS PLANTAS E FRUTAS

CONFIRA AQUI

A função das frutas:
Abacate - além de não conter colesterol como alguns leigos afirmam, pois todo alimento de origem vegetal é isento de colesterol, ele tem o poder de abaixar os níveis sangüíneos do LDL o colesterol ruim. Sua gordura é nutricional, indicado para ser consumido, quantidades moderadas, por crianças e adultos que desejam melhorar a memória. Evitar seu consumo com adição de açúcar.

Abacaxi - fonte de energia, dilui as toxinas e ajuda digestão das carnes. Moderação, o tipo pérola contém muito açúcar.

Acerola - muito rica em vitamina C e outros micronutrientes, ajuda no combate da anemia, gripes e resfriados.

Água de coco verde - remineralizante em potencial, excelente repositor energético. Auxiliar no tratamento dos rins, anemia e estômago.

Banana - ótima para tratar a hipertensão e repor o potássio perdido e necessário ao organismo. Auxiliar em tratamentos do estômago.
Caqui - Rico em vitamina A, auxilia na longevidade. Moderação, contém muito açúcar.
Fruta do conde ou pinha - rica em elementos antioxidantes, altamente energética. Moderação, contém muito açúcar.
Figo - importante para a manutenção dos fluídos corporais, trata a hipertensão.
Maçã - Seu aroma acalma e relaxa. Reduz as chances do colesterol depositar-se nos vasos sangüíneos.
Melão - é um soro biológico que trata os rins e ajuda na desintoxicação alimentar, fortifica os ossos e os dentes. Por ser um alimento de difícil digestão, ideal se ingerido só, num intervalo entre refeições.
Morango - Rico em licopeno. Excelente para evitar e tratar a gota e o estômago.
Nêspera, ameixas amarelas e nectarinas - Aumenta a resistência física e combate a fadiga.
Pêra - combate a hipertensão, tira o cansaço mental e alcaliniza estômago. (Nutricionista: Ana Paula Souza

Bióloga: Danielly Mesquita)


MELANCIA.
A melancia, fruta de desenvolvimento rasteiro, atinge um tamanho considerável, podendo pesar em média de 5 a 10 quilos. Tem o formato (arredondado /oval) com casca lisa na cor verde escura e clara com listras. Além de doce, é muito nutritiva e refrescante. Composta de uma polpa avermelhada e suculenta, apresenta internamente várias sementes pretas e pequenas. Estima-se que aproximadamente noventa por cento do seu corpo é constituído de água. Segundo estudo a melancia possui hidratos de carbono (açúcar), betacaroteno (provitamina A) e vitaminas do complexo B e C. Também apresenta cálcio, fósforo, ferro e muita água. Possuindo na sua constituição em abundância o licopeno e a glutationa, compostos que são responsáveis para proteger o organismo contra o câncer e a oxidação celular. Portanto é uma fruta muito nutritiva e rica em sais minerais (ferro, cálcio e fósforo) e vitaminas (complexo B, A e C). Por conta do seu grande volume de água, atua como um excelente diurético no corpo humano. Atua também nas propriedades digestivas. É um fruto de baixo teor calórico, cada 100 gramas apresenta apenas 32 calorias. Extra, afirma um estudo divulgado por cientistas da Universidade A&M do Texas, que as melancias contêm componentes similares aos do Viagra e seu consumo poderia aumentar a libido, consequentemente a capacidade amorosa de uma pessoa. Vejam como se referem os cientistas ; "Quanto mais estudamos as melancias, mais nos convencemos de quão assombrosa é a fruta ao proporcionar elementos que fortalecem o corpo humano", disse Bhimu Patil, diretor do Centro de Aprimoramento de Frutas e Vegetais da Universidade A&M. Continuando, "Sabíamos que a melancia era boa para a saúde, mas a lista de seus benefícios aumenta com cada estudo realizado". Acrescentou; “A origem dos benefícios combinados da melancia está na citrulina, uma substância presente nessa fruta que tem a capacidade de produzir um relaxamento dos vasos capilares, que ao ser transformada em um aminoácido chamado arginina, produz maravilhas ao coração, ao sistema circulatório e trabalha para fortalecer o sistema imunológico.” (Melancia - Rico em licopeno recomendável na prevenção de alguns tipos de câncer. Auxiliar na eliminação do ácido úrico e outras toxinas. Por ser um alimento de difícil digestão, ideal se ingerido só, num intervalo entre refeições).

MAMÃO

Esta delícia de fruta é calmante, digestiva e laxativa, sendo bastante indicada para quem possui o estômago sensível, quer manter o peso ou está querendo emagrecer, pois possui baixas calorias.(Rico em vitamina A, combate a artrite e sua enzima facilita a digestão. O tipo Formosa é o que contém menos açúcar).O mamão

 possui ainda alta quantidade de beta-caroteno, característico de frutas de tons alaranjados. O Beta-caroteno quando ingerido atua como formador de vitamina A. Já a Vitamina A, atua no combate a doencas de pele, cegueira noturna e queda de cabelos.


Mas não exagere! O consumo de vitamina A pode causar acúmulo dessa vitamina no organismo e com isso gerar doenças tão perigosas quanto as doenças causadas pela carência de vitamina A.  



Nenhum comentário: