VISITE MEUS OUTROS BLOGS

Amigas, para facilitar a vida de vocês vou sugerir alguns truques e dicas. São dicas variadas, tanto na área da saúde como também na área culinária. Dicas que vão tornar prático o dia-a-dia de todas, e tornar a arte de cozinhar uma tarefa fácil e bastante prazerosa.Fazer economia na cozinha, sem perder em valor nutritivo, sabor e beleza na apresentação dos pratos, é o maior sonho de toda dona-de-casa. Pode parecer difícil, mas conseguir isso não é nenhum milagre.Basta usar a imaginação e,principalmente, carinho(o mais importante dos ingredientes).

sábado, 17 de abril de 2010

OS MÚLTIPLOS BENEFÍCIOS DA AVEIA



Se você está lutando contra o colesterol elevado, provavelmente já ouviu falar dos poderes da aveia para combater este mal.
Por ser rico em fibras solúveis, que se ligam à água e se transformam em um gel capaz de eliminar as gorduras das artérias e impedir que elas sejam absorvidas pelo intestino, o cereal reduz as taxas de LDL (colesterol ruim) e, de quebra, previne o câncer de intestino. E esses não são os únicos benefícios para quem enche a tigela de aveia.
Ela é um cereal rico em diversos nutrientes: fibras, ferro, cálcio, magnésio, zinco, cobre, manganês, vitaminas (principalmente vitamina E) e proteínas.
Dentre tantas substâncias positivas para a saúde, as fibras solúveis merecem destaque pelas atividades que exercem, sendo que para surtir os efeitos desejados deve-se consumí-las diariamente.
Com isso, seu intestino fica tinindo e sua saúde comemora.
É no intestino que acontece a absorção dos nutrientes necessários ao organismo e a eliminação daqueles que não servem para nada.
Os diabéticos também podem se aliar à aveia, já que suas fibras unem-se ao açúcar dos alimentos, fazendo com que ele demore mais tempo para cair na corrente sanguínea, nesse caso, procure orientação médica.
Para desfrutar de tudo isso, a recomendação para uma pessoa adulta é de 20 á 30 gramas ao dia, sendo que, uma colher de sopa contém em média 20 gramas, quantidade equivalente á um grama de fibra.
O nutriente ainda está presente em outros alimentos, como frutas, vegetais, massas e pães em suas versões integrais. Já o consumo entre as crianças varia de acordo com a idade. "Ele deve começar a partir dos dois anos, salvo recomendação médica".
As formas para ingerir o cereal são tão variadas quanto as melhoras que ele traz à saúde.
Você pode escolher como vai rechear seu cardápio: com os flocos, o farelo ou a farinha de aveia. Comparando os três, o farelo é o mais nutritivo, seguido pelos flocos e, depois, pela farinha.
Mas as diferenças são mínimas, o importante é ter prazer nas refeições e ficar em dia com a saúde.


Se você gostou da idéia e pretende incluir este cereal na sua alimentação seja comendo biscoitos de aveia, pães, mingaus, em sopas, com frutas ou em vitaminas e iogurtes, o consumo da aveia significa mais saúde no seu dia-a-dia, porém, preste atenção também ao valor calórico. A quantidade recomendada acima de farinha de aveia, por exemplo, equivale em energia a 1 ½ pão francês ou seis bolachas salgadas ou 6 colheres de sopa de arroz. Então, procure fazer substituições, reduzindo um pouco outras fontes de carboidratos ao longo do dia para incluir essa outra.

Nenhum comentário: